25 ANOS DE VERBUM DEI EM TAIWAN

por | May 31, 2022 | noticias, noticias principales | 0 Comentarios

Comparte:

Como o tempo voa! Num piscar de olhos, 25 anos já voaram. No dia 7 de maio de 2022, celebrámos com alegria o dia em que Deus, através da comunidade, enviou a Susana Alonso Hermina a Taiwan: 2 de maio de 1997. Meses depois, Angela Ng e Connie Tenorio chegavam para participar na missão ad gentes. Elaine Seow veio em 2001 e assim se foram construindo as fundações da primeira comunidade no mundo chinês. Nem sempre foi uma jornada fácil.
Tal como lamentámos ao início, era como semear em cimento. Mas a Palavra de Deus é activa e viva, mais afiada que uma espada de dois gumes (Heb 4:12), por isso continuámos persistentes, confiando na força da oração e no nosso mútuo encorajamento. A primeira vocação à Fraternidade chegou em 2015, a Hsu Piling, e em 2019, Wang Ying Jen deu passos para discernir o seu lugar na Fraternidade. A Família nasceu mais ou menos ao mesmo tempo, em 2017: uma escola de apóstolos composta por casais, solteiros e jovens adultos.
O dia 7 de maio de 2022 foi uma explosão de gratidão e fascínio, por ver como Deus trabalha quando perseveramos e dizemos Sim em cada dificuldade. Ainda com a pandemia a alarmar, muitos dos nossos bons amigos vieram celebrar connosco.

Tivemos uma missa celebrada por um padre Dominicano que é nosso amigo e sete concelebrantes. Evelyn Wong, a actual responsável do Ramo, falou de como Deus guiou a comunidade com laços de amor (Os 11:4).
Evelyn Wong, the current Branch responsible spoke of how God led the community with strings of love (Hosea 11:4). Seguiu-se um fórum onde 5 membros da Família deram pequenos testemunhos. A Susana partilhou através de um vídeo como Jesus a encorajou nos primeiros dias da fundação, pois descobria que havia muitos que Lhe pertenciam a Deus, neste lugar (cf. Actos 18,10). Angela seguiu-se com uma comovente e divertida partilha sobre como as coisas estavam no início, e as várias comunidades que nos ajudaram no início. Depois Piling partilhou sobre o encontro entre o carisma Verbum Dei e a cultura taiwanesa, dando a sua experiência como um exemplo. O quarto testemunho foi dado por David, um discípulo missionário taiwanês, sobre o seu encontro com Deus e como a Palavra de Deus está viva no seu casamento e na sua vida familiar. Finalmente, Rosa, também uma discípula missionária de Taiwan, expressou as suas esperanças e sonhos para a Família Missionária Verbum Dei no futuro.

Durante a missa e nos cantos, cantámos apenas canções da Verbum Dei e o resultado foi uma atmosfera estimulante e animada, que levou a que muitos dançassem de pé. Foi também um momento em que anunciámos o lançamento oficial do nosso terceiro álbum de música, «Put Out into the Deep». O refrão final foi duma canção para a Santíssima Trindade, invocando-os para nos consagrar como pão e vinho para o povo, para sermos os seus amados discípulos no mundo de hoje. Foi acompanhado por linguagem gestual e como toda a comunidade cantou e fez gestos, creio que o Senhor nos enviou de novo a evangelizar a muitos que ainda não o conhecem.

0 comentarios

Enviar un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.