ANUNCIAMOS O QUE VIMOS E OUVIMOS!

por | Nov 27, 2021 | Sin categoría | 0 Comentarios

 

Os Missionários Verbum Dei celebram o DOMUND 2021 e contam-nos um pouco do seu trabalho missionário no mundo.

No passado domingo, dia 24 de Outubro foi o Dia Missionário Mundial, um dia em que a Igreja celebra o trabalho de todos os missionários católicos do mundo que se dedicam à evangelização, principalmente dos povos mais pobres e dos que se encontram em condições de exclusão social.

A Verbum Dei é uma Fraternidade genuinamente missionária, dedicada à evangelização através da oração e da pregação, nascida em Espanha e com presença nos cinco continentes do mundo. Por este motivo, celebramos este grande dia missionário com alegria e gratidão a Deus e a tantas pessoas que tornam possível o nosso trabalho.

Este Domingo Missionário Mundial, como todos os anos, as missionárias e os missionários em formação em Loeches, como em muitas das nossas comunidades em todo o mundo, saíram para visitar várias paróquias em Espanha para dar testemunho do seu trabalho missionário e contar às pessoas como o Senhor os tinha chamado a ser – como diz o Evangelho – «sal e luz do mundo», pondo assim em prática o lema deste ano do Domingo Missionário Mundial «anunciem o que viram e ouviram».

Por exemplo, a paróquia de San Sebastián Mártir em Velilla de San Antonio (uma terra perto de Madrid) foi visitada por dois missionários, Enrique e Ronald, do México e dos Camarões, respectivamente. O Ronald partilhou que «o Senhor chamou-me não só para fazer coisas boas ou belas, mas para estar com Ele e ser plenamente feliz. E agora, após 8 anos como missionário, posso dizer que me sinto realmente amado e quero que muitos outros também se sintam plenamente amados por Ele e, portanto, felizes. É por isso que sou missionário, porque quero dizer aos outros que Deus os ama«.

O Enrique contou como aos 18 anos de idade conheceu Deus de uma forma tão próxima e familiar, que sentiu que estava a lidar com um amigo: «Nunca pensei em ser missionário ou aspirar a ser padre, mas compreendi que a maior coisa na vida não é fazer o que eu quero, mas o que Deus quer de mim. Descobri um Deus jovem, que não é contra os jovens, mas ama-os como um pai ama o seu filho. Eu quero que os jovens vejam em Deus um Pai, um Pai compreensivo que, longe de repreender, instrui com afecto e misericórdia«.

Outra paróquia visitada pelos missionários Verbum Dei foi «La Madre del Buen Pastor» em Madrid. Zuleyma, uma missionária peruana, esteve lá e falou-nos da sua estadia na Alemanha durante o seu tempo pastoral lá. Para ela, «Deus não vê as aparências, Ele vê o coração«. Ela comentou que a grande questão com que o Senhor a desafiou a viver a missão no país alemão era «Não se atreveria a conhecê-los para os amar também?” Ela também mencionou que «não conhecer a língua era a minha melhor oportunidade de contemplar e aprender esta valiosa sensibilidade de fé nos participantes do Verbum Dei e na juventude universitária da Pastoral«. Algo que lhe deixou a sua marca – diz ela – foi a «Constância, fidelidade, sentido crítico e afecto sincero do povo por Deus«.

Como dizia o P. Jaime Bonet (https://www.verbumdei.es/quienes-somos/el-fundador-p-jaime-bonet), fundador da Verbum Dei, «a evangelização é urgente» e por esta razão, os missionários desta Fraternidade continuam o seu trabalho de evangelização a tempo e fora dele, anunciando a alegria do Evangelho e celebrando todos os dias, porque não podem deixar de anunciar o que viram e ouviram de Deus.

Convidamo-lo a conhecer a nossa comunidade (https://crea.verbumdei.org/donativos/) e a fazer parte do nosso trabalho missionário. Se desejar apoiar-nos, pode fazê-lo através da seguinte ligação (https://verbumdei.org/).

 

¡FELIZ NAVIDAD!

  Desde Verbum Dei CREA os agradecemos el apoyo...

0 comentarios

Enviar un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *