O ITVD AGRADECE A DEUS PELO FIM DO ANO ACADÉMICO 2021-2022

por | Jul 1, 2022 | Sin categoría | 0 Comentarios

Comparte:

Tudo o que começa deve acabar, e assim aconteceu, mais um ano, com o ciclo académico 2021-2022 do Instituto Teológico Verbum Dei, São Paulo Apóstolo (ITVD).

Na sexta-feira passada, 10 de Junho, no nosso Centro Missionário, foi celebrada uma Eucaristia para encerrar solenemente o ano lectivo 2021-2022. A celebração foi presidida pelo vice-director do ITVD, sacerdote missionário, Juan Martínez, que, na sua homilia exortou a comunidade estudantil ali reunida a «levar ao altar tudo o que foi aprendido nestes dois semestres, para que Deus o faça frutificar«. Também mencionou que «o altar do Santo Sacrifício deve lembrar-nos que as nossas secretárias e mesas de estudo são também, metaforicamente falando, altares, nos quais nos consagramos a esta vocação a que Deus nos chamou«.

Além disso, no início da Missa, a directora do Instituto, Estrella Rodríguez, deu uma monição emocionante, convidando-nos a «agradecer a Deus a todo o momento por tudo o que recebemos e experimentámos durante mais um ano«. A directora também sublinhou como o Senhor é providente com a nossa Fraternidade «permitindo-nos ter o nosso próprio centro educativo, afiliado a uma casa de estudos tão importante como a Pontifícia Universidade Urbaniana de Roma«.

No final da celebração alegre e cativante, os estudantes apresentaram presentes simples aos professores como um gesto de gratidão pela sua dedicação a esta tarefa oculta mas significativa de formar academicamente as futuras gerações de missionários da Verbum Dei.

Alguns dias depois, mas dentro do mesmo quadro conclusivo de estudos, teve lugar a apresentação e defesa dos trabalhos finais de filosofia dos missionários que terminam o biénio filosófico. Ou seja, a apresentação de investigações monográficas nas quais, partindo de postulados filosóficos, aprofundam temas da actualidade e os defendem perante um júri de professores da mesma Instituição. Este evento, para além de ser o trabalho final do biénio, fomenta entre a comunidade estudantil um desejo de investigação e uma abertura de espírito capaz de reflectir e dialogar, a partir de bases cristãs, com o mundo de hoje.

Convidamo-lo a conhecer o nosso Instituto Teológico e a fazer parte desta grande missão de formar e educar homens e mulheres de todo o mundo que deram as suas vidas a Deus para proclamar o Evangelho.

0 comentarios

Enviar un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.