UM SIM GENEROSO À CHAMADA DE DEUS

por | Nov 30, 2023 | Sin categoría | 0 Comentarios

Comparte:

É com grande alegria e gratidão que partilhamos convosco o testemunho de Monika Tjhin Punan (missionária) e Marta Lía Zapata e Luis Carlos Galeano (casal missionário) que selaram definitivamente a sua consagração como membros da Fraternidade Missionária Verbum Dei, cada um a partir do seu próprio estado de vida.

A 14 de outubro, Monika Tjhin Punan, uma missionária originária da Singapura, fez a sua profissão perpétua dos seus votos como membro da Fraternidade Missionária Verbum Dei.  Para ela foi uma celebração muito significativa porque, além de poder vivenciá-la na sua terra natal, estava acompanhada da sua família, amigos e membros da FaMVD e da FMVD da Singapura, a comunidade que a acolheu e a apresentou ao carisma Verbum Dei.

Ela conta sobre a experiência de se preparar para aquele dia e a sua experiência durante a celebração:

A minha experiência de preparação foi muito valiosa porque me lembrou o caminho que percorri, que se resume num pequeno vídeo sobre a história da minha vocação para que eu possa partilhá-la com todos. Recordando o caminho percorrido, sinto uma profunda gratidão a Deus, quer pela sua chamada, pelo carisma, pela comunidade Verbum Dei, quer pelos vários momentos de alegria e desafio nestes anos em que ressoou repetidamente a promessa fiel de Jesus, através da sua palavra em Marcos 14, 3-4, de que nada é em vão numa vida dada a Deus. Por isso, esta nomeação foi o lema dos meus votos perpétuos, lema que espero que esteja presente durante toda a minha vida missionária, confiando na fidelidade do amor de Deus, para que eu possa ser fiel até ao fim. Por último, nesta feliz ocasião, gostaria de agradecer a todos vós que, de uma forma ou de outra, apoiais a Verbum Dei. Contem com a minha oração por vós, enquanto humildemente vos peço que vos lembreis de mim na vossa.  https://verbumdeisingapore.org/blogs/sr-monikas-perpetual-vows/

Em fevereiro deste ano, Monika Tjhin Punan completou a sua formação teológica no Centro de Formação Missionária Verbum Dei, em Loeches, Madrid, e está atualmente em missão na comunidade de Singapura.

Por sua vez, Marta Lía Zapata e Luis Carlos Galeano, casal missionário da Colômbia, fizeram a sua profissão dos seus vínculos definitivos a 7 de outubro. Partilham connosco a sua experiência:

Foi surpreendente sentir aquele abraço fraterno, sincero e amoroso por parte dos membros da Fraternidade (nossos irmãos mais velhos). Ver rostos radiantes, olhos marejados, sorrisos francos acolhendo a nossa pobre humanidade, numa demonstração da presença de Deus, bem como um grande incentivo para continuar dizendo: «Sim, faremos tudo o que Deus nos disser». Era encontrar em cada abraço o amor de Deus derramado, dizendo-nos: «Tu és meu e eu faço novas todas as coisas».

Com o lema «Fazei tudo o que Ele vos disser» (Jo 2, 5); Sentimo-nos presentes para a nossa Mãe Virgem e a Jesus que nos permitiram saborear a alegria do melhor vinho, a de um sim definitivo a Deus e à maravilhosa missão que Ele nos dá na Verbum Dei. Isto dá-nos força para continuar o nosso caminho e saber que devemos encarnar Cristo na nossa vida e acompanhar esta encarnação nos nossos irmãos e irmãs, para que o Reino continue presente entre nós.

Testemunhámos na nessa celebração o milagre de Deus, o milagre da consagração, como ressoou na homilia: «A consagração das pessoas é o milagre mais evidente que Deus quer apresentar ao mundo. O sinal mais eloquente da sua presença e poder».

Gratos por Deus que continua a chamar e a realizar milagres, o nosso coração encheu-se de esperança porque Deus continua a manifestar-se. Como te retribuiremos por todo o bem que fizeste por nós, Senhor!

Não faltava o ágape simples, no qual, sentados como irmãos, celebrávamos as bodas, a aliança em que prefigurávamos o vinho eterno da alegria através da comunhão missionária com Ele e entre nós.

Estamos profundamente gratos pelas vidas da Monika, da Marta Lía e do Luis Carlos, e de todos aqueles que generosamente continuam a responder à chamada de Deus para colaborar com Ele neste precioso projeto de levar a sua Boa Nova e torná-la conhecida a muitos mais.

0 comentarios

Enviar un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *