Webinar missionário

por | Jun 29, 2021 | Sin categoría | 0 Comentarios

No passado mês de maio, teve lugar o primeiro Webinar missionário internacional (encontro online da Família Verbum Dei) nos dias 28, 29 e 30.

A realização deste evento esteve marcada pelo ímpeto do Espírito Santo, que veio com a recente celebração da festa de Pentecostes. Foi um evento que reuniu membros da Verbum Dei dos cinco continentes e juntos constatámos as diferentes formas de plasmar o nosso carisma em todo o mundo.

Cada dia tinha um matiz especial, já que se abordaram diferentes temas: o primeiro dia foi sobre a intencionalidade missionária. No momento em que nos expandimos, temos que ter em conta o fim. Como dizia Jaime, o nosso fundador: “O primeiro na intenção será o último na execução”.

No segundo dia, demos tempo de antena a jovens de diversas partes do mundo, com o tema: jovens que evangelizam outros jovens. Tomando como ponto de partida o espírito jovem que caracteriza o nosso carisma e que vai mais além de um trabalho só “com jovens”. De facto, a origem da vocação do Jaime Bonet (nosso fundador) teve lugar aos 14 anos (sendo um jovem). Quando começou a florescer a nível apostólico, já como sacerdote, também se lhe juntaram as primeiras missionárias, também jovens. Elas, por sua vez, desejavam transmitir esta experiência aos seus contemporâneos, motivo pelo qual a nossa missão tem de procurar não só os jovens, mas também propiciar espaços para que eles mesmos vivam em missão contínua nos seus mais diversos ambientes.

E por fim, no domingo, aprofundámos o tema das comunidades evangelizadoras. À medida que se vai vivendo a missão Verbum Dei, vamos deixando um gérmen de comunidades novas que acolhem e vivem o carisma, desejando que elas também contagiem o fogo do ardor missionário que busca continuamente chegar a muitos mais.

Este Webinar missionário foi um contágio de fé por duas razões: porque contámos com a participação diária de discípulos, leigos e membros da Fraternidade de diversas partes do mundo e porque pudemos saborear o dom da comunhão, no meio da internacionalidade. Estes foram os frutos maiores que ficaram.

Ao mesmo tempo, desde as perguntas que suscitavam os participantes, constatámos como no meio das dificuldades e da incerteza, o Espírito Santo continua a abrir caminho para todos e cada um dos membros da Verbum Dei. Só nos falta responder em fidelidade à chamada que Deus nos faz.

0 comentarios

Enviar un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *